Como fazer a decoração da festa de São João em casa?

Como fazer a decoração da festa de São João em casa?

Posted on by Pocket Party&Co in No Comments

A festa de São João é uma tradição da cultura popular brasileira, com um lugarzinho especial no calendário no mês de junho, junto com as festas de Santo Antônio e São Pedro, que compõem as tão conhecidas festas juninas.

Bandeirolas, balões, fogueiras e fogos de artifício são alguns dos itens que caracterizam o ambiente da Festa de São João, valorizando as tradições locais do País. Atualmente, as festas juninas representam a segunda maior comemoração realizada pelos brasileiros, ficando atrás apenas do Carnaval.

Neste momento de pandemia, as tradicionais quermesses – tão comuns nesta época do ano – vão ficar para outro momento. Porém, isso não é motivo para você não fazer seu próprio arraial. Já pensou em celebrar em casa com a família e até on-line com os amigos?

Quer saber mais como fazer a decoração da Festa de São João em Casa? Continue lendo e acompanhe algumas dicas.

Dicas de como fazer uma festa de São João em casa

Julho e julho chegando e a vontade de ir a uma festa junina é grande, né? Veja dicas de como organizar seu arraial em casa:

1. Decoração

Balões, fogueiras e bandeiras são símbolos tradicionais das festas juninas e que não podem faltar no seu arraial caseiro! Faça um varal e preencha a parede com bandeirolas e balões coloridos.

Aproveite e adicione outros itens para decorar a mesa, como: caixotes de madeira, chapéus de palha, espigas de milho, fuxicos, panos de mesa com estampas xadrez e por aí vai.

A mesa decorada tem um destaque especial, use a beleza das comidas e bebidas, aliadas a objetos e a temática da festa, fica lindo! Utilize chapéus de palha como bandeja para servir os doces e quitutes, coloque enfeites na porta de entrada da casa, peneira de palha decorada pendurada na parede e papel de seda são boas sugestões para personalizar o ambiente.

Uma dica super criativa é fazer embalagens personalizadas, utilize garrafas pet como suporte para flores do campo, por exemplo. Palitos de sorvete são muito bons para montar lindas barraquinhas – que também servem como lembrancinhas para festas juninas.

Aproveite e veja dicas de decoração fáceis para fazer em casa!

2. Trajes e maquiagens

A roupa quadriculada não pode ficar de fora! Então, deixe separada aquela camisa de manga xadrez e o vestido rodado. Para completar, nada mais junino do que pintar sardinhas nas bochechas, investir nas tranças, fazer bigodinho e costeleta com lápis de olhos para dançar a quadrilha.

Os trajes típicos das Festas Juninas são um exemplo da riqueza multicultural do nosso país. Acostumamos a ver nas festas, homens com o famoso chapéu de palha e botinas, e as mulheres com vestidos remendados, tranças ao melhor estilo Maria-chiquinha com fitas coloridas amarradas nas pontas e pintinhas nas bochechas.


Inspire-se nos penteados, maquiagens tradicionais ou modernas e monte o look perfeito para você!

3. Comidas típicas

Para muita gente, o período de festas juninas é o mais aguardado do ano – seja para dançar quadrilha, pular fogueira ou simplesmente comer muito.

E como nós amamos tudo o que é da nossa terra, não podemos deixar de falar sobre essa dica: COMIDAS! O que não faltam são opções: pamonha, doces, bolinho de milho, canjica, pé de moleque, milho assado ou cozido, pipoca, cocada, entre outros pratos típicos de São João.

A festa ficará recheada de delícias, sem contar que os pratos tradicionais fazem parte da decoração para festa junina e enfeitam a mesa. Separamos um passo a passo de um prato que faz muito sucesso nessa época do ano:

MILHO VERDE COZIDO

Como fazer a decoração da festa de São João em casa?
Uma receita simples e fácil de fazer, demora apenas 15 minutos para ficar pronto e deixar o milho verde uma delícia! Uma dica adicional é fazer manteiga temperada junto.

INGREDIENTES:
– 6 espigas de milho
– 1/2 colher (sopa) de sal
– Margarina

MODO DE PREPARO:
Em uma panela grande (pode ser panela de pressão) adicione as espigas de milho e cubra-os com água. Adicione o sal e leve ao fogo de 10 a 15 minutos. Depois do tempo marcado, espete o milho com um garfo e veja se ele está mole. Escorra a água e cubra com margarina ou requeijão.

4. Muita música para dançar

Além de escolher as roupas e os decorativos de São João, é preciso preparar uma seleção de músicas especiais para a ocasião. Aperte o play para ouvir marchinhas para quem adora brincar de pular a fogueira e curtir as festas juninas.

Um dos pontos mais esperados da comemoração é a quadrilha. Forró é o ritmo que reina no São João. A dica é colocar todo mundo para curtir os clássicos do forró com Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Rei do Baião, entre outros. 

Conheça a Pocket Party

Gostou dessas dicas? Está sem tempo para organizar as festas juninas ou qualquer outra ocasião especial? A Pocket Party é uma solução inovadora e um novo conceito para o mundo das festas.

Já conhece a Pocket Party? Nós levamos sua festa até você, sem complicações e de forma prática. Quer fazer a Festa de São João com a família? Nós temos caixas personalizadas para você aproveitar os dias de folia com mais comodidade e diversão. Fale com a gente agora e peça um orçamento sem compromisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *