Decoração minimalista: o que é e como fazer em casa 1

Decoração minimalista: o que é e como fazer em casa?

Posted on by Pocket Party&Co in No Comments

“Menos é mais”! Provavelmente você já ouviu essa expressão que remete a um estilo de vida diferente, que compete com expressões, como: “você precisa ter”, “está na moda” e “é a nova tendência”. É importante ressaltar que a ideia do minimalismo não é ir “contra” a moda, e sim ser mais consciente sobre ela.

Por isso, a nova filosofia nasceu e vem ganhando muitos adeptos. Ter tudo e estar atualizado já não é suficiente quando se trata de completude, e é por isso que as pessoas começaram a mudar a sua forma de pensar e agir, adaptando-se à leveza desse estilo.

A culinária, a moda e até a forma como temos nos relacionado mudou e se encaixa nesse, que é considerado o estilo de vida mais humanista, sustentável e o pontapé para a autoconexão que sempre buscamos em nossas tão cansativas e ociosas rotinas.

O estilo minimalista também se apodera de vertentes que podem estar associadas ao nosso estado mental e emocional, transformando tudo à nossa volta em um campo terapêutico minado de autoconhecimento e auto compaixão, onde pequenas decisões, como ter uma melhor alimentação, reduzindo as compulsões por doces, por exemplo, se tornam essenciais.

Lendo o texto, você deve estar pensando: puxa, é tão bom que nem sei por onde começar! Não se preocupe, vamos te ajudar a entrar no universo minimalista, através daquilo que amamos fazer: decorando.

Ambiente minimalista

decoracao-minimalista-o-que-é-como-fazer-em-casa-img-2

A nossa casa é nosso templo. É o lugar onde passamos a maior parte da nossa vida, e por isso é o lugar ideal para ativar o seu lado minimalista. Dê um giro nos cômodos e veja o que mais te incomoda, é por lá que vamos começar.

O minimalismo pode fazer a mudança que você sempre quis, sem precisar, de fato, sair do lugar. Então, arregaça as mangas e vamos à obra.

Confira o passo a passo de como ter o estilo de decoração minimalista no seu lar!

Passo 1

Na primeira análise que você fez, pontuando tudo que te incomoda ou está fora do lugar, defina o que são itens indispensáveis de verdade. Lembra do “menos é mais” do começo do texto? Então, abrir mão é um dos passos mais importantes do minimalismo.

Se, por um momento, você entender que tal peça de decoração já não conversa com quem você é hoje, descarte-a, ou melhor, faça uma doação.

Aproveite o momento para tirar tudo que está acumulado e que já não faz mais parte da sua realidade ou não tem utilidade e doe. Com certeza será de bom uso para alguém.

Passo 2

decoracao-minimalista-o-que-é-como-fazer-em-casa-img-4

Quanto mais espaços vazios, melhor. Temos o costume de encher todos os cantos da casa com móveis e objetos, acreditando que assim se faz uma decoração perfeita. Mas é muito pelo contrário. Ambientes decorados precisam de uma ideia, um conceito que remeta à sua personalidade.

Por exemplo, se você gosta de um estilo mais vintage, com placas decorativas e peças coloridas, você ainda pode ter o minimalismo ao seu lado, pois decoração minimalista é investir no menos, sem precisar abrir mão do que gosta.

Nesse caso, você pode optar por ter cor na sala de estar, através dos móveis, como cadeiras, almofadas e estante coloridas. Assim, as paredes terão cores neutras. Investir em tapetes com poucos elementos e linhas retas também deixará o ar mais minimalista. Assim, fica tudo “a sua cara”, mas sem exagero.

Passo 3

Passou-se o tempo em que era preciso ter uma estante, uma mesa de centro, um conjunto de sofá, prateleiras e muitos objetos na sala de estar. Sem falar nos vários quadros e porta retratos espalhados pelo cômodo.

O minimalismo insiste em um ambiente mais clean, como poucos móveis e tons neutros. Os elementos puramente decorativos são quase ausentes nesse tipo de decoração.

A sobriedade entra em cena, quanto a extravagância e o excesso são cuidadosamente substituídos por uma atmosfera baseada na simplicidade e delicadeza, onde cada móvel, objeto e elemento tem a sua função e sua razão de existir no cômodo.

Por isso, planeje a sua sala com mais cuidado, pensando no que realmente é essencial ali.

Passo 4

Evite o excesso, abuse da luz natural! Se você é um heavy user das redes sociais, já deve saber que as fotos mais instagramáveis são aquelas em que a luz natural está presente. O minimalismo também se apodera desse conceito.

Uma sala de jantar, por exemplo, em que a luz do sol entra durante o dia, torna o cômodo muito mais convidativo nas refeições, e só precisa de uma mesa com o tom que você goste e que converse com o estilo de decoração escolhido, mas dentro do minimalismo.

Passo 5

decoracao-minimalista-o-que-é-como-fazer-em-casa-img-3

Aposte nas plantas! Elas dão o toque final na sua decoração minimalista e estão, cada vez mais, presentes.

Urban Jungle, como é chamado, utiliza peças provenientes da natureza dentro de casa, como uma forma de aumentar a aproximação com o mundo ao nosso redor. Imagine ter a sensação de tranquilidade, aconchego e calmaria junto à sua decoração minimalista?

As plantas, com seus aromas e cores trazem isso, e muito mais: uma conexão mais cotidiana com a natureza!

Mais dicas para uma decoração minimalista:

  • Utilize um mesmo padrão de cores
  • Planeje o espaço para cada item
  • Utilize espelhos e texturas
  • Aposte em móveis simples

O ideal é que você se sinta bem e que a sua casa transmita a sensação de um ambiente acolhedor e bem organizado.

Para saber mais sobre decoração, acesse aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *