mesa_posta

Mesa posta: quais opções escolher para o Natal

Posted on by Pocket Party&Co in No Comments

Mesa posta, já pensou na decoração da sua? A época mais iluminada e festiva do ano já começou. Para muitas pessoas, o Natal é símbolo de amigos e familiares reunidos, comida boa e é claro, uma decoração típica de encher os olhos. 

Detalhes como esses fazem toda a diferença na celebração, e é por isso que vamos deixar aqui algumas opções de mesa posta de jantar para você se inspirar.

Pode até parecer difícil organizar a mesa de Natal, mas no final das contas,  você só vai precisar de um pouquinho de criatividade e dedicação para tornar esse dia ainda mais especial. 

Inspire-se nas dicas que separamos para você!

mesa_posta

O segredo de uma boa mesa de Natal é se atentar aos detalhes, bem como o número de convidados e as cores da decoração

Quais as cores da sua decoração? Combinar a mesa de Natal com os enfeites da sua casa pode ser uma opção clean e bem bacana. No entanto, se você for do time mais tradicional, usar copos e taças nas cores verde, vermelha e dourada é perfeito! 

Vale lembrar que os tons escolhidos não podem faltar na toalha de mesa, nos arranjos e em todos os detalhes. Além disso, contamos com aquelas pessoas mais criativas que costumam decorar usando cores diferenciadas, como branco e rosé, azul e dourado ou até mesmo branco e roxo.

Para te inspirar a escolher as melhores ideias de mesa posta, trouxemos algumas dicas que são indispensáveis.  Confira:

  1. Fique atento à quantidade de convidados e cuide para que os arranjos e enfeites não limitem o espaço das pessoas na mesa.
  2. Misture as cores e faça combinações com ou sem estampa.
  3. Os guardanapos de pano são sofisticados e você pode brincar com estampas típicas de Natal e bordados. Se optar por esse modelo, posicione-o no centro do prato dobrado ou preso por um porta-guardanapo.
  4. A vela é fundamental na decoração da mesa de Natal, além de ser um item barato e fácil de encontrar, ela deixa o espaço muito mais iluminado e aconchegante. 
  5. Já pensou em decorar os copos que ficarão expostos na mesa? Uma opção para quem gosta de apostar em ornamentações diferentes.
  6. Que tal trocar a tradicional toalha de mesa por jogos americanos? Além de práticos, é possível encontrar de várias cores, formatos e materiais diferentes.

Obs: os pratos e talheres precisam seguir a cartela de cores e se tudo já estiver bastante colorido, lembre-se: uma louça branca não tem erro! Isso vale inclusive para o prato de sobremesa, ele será usado após o jantar, mas não é menos importante.

Entenda um pouco sobre etiqueta e boas maneiras

mesa_posta

Em eventos como esse, ela é fundamental. Por exemplo, garfos maiores são usados para o prato principal e os menores para sobremesa.

As facas de serra, além de discretas, são excelentes para auxiliar o garfo. Portanto, aquelas com as serras maiores, são indicadas para cortar peças de carnes. 

Para a sobremesa, indicamos aquelas facas menores e sem a serrinha. Tem como objetivo dar base ao garfo que será utilizado para pegar os doces ou até mesmo cortar.

Outro ponto importante em cima da mesa são as taças. Coloque, no mínimo, dois copos. Por quê? Um será usado para a água e o outro para o acompanhamento.

Quando for montar a sua mesa posta de Natal, pense em símbolos típicos dessa época, como, por exemplo, estrelas, pinhas, velas, flores e laços. O grande arranjo você pode deixar no centro da mesa e ir enfeitando as laterais e os pratos.

 Confira alguns estilos de decoração de Natal

mesa_posta

As dicas acima são genéricas e cabem bem em qualquer decoração de Natal, mas a gente sabe que dependendo do estilo de cada anfitrião, é legal e super original decorar de um jeito diferente e autêntico. 

Separamos alguns estilos e dicas para cada um deles. É só escolher o seu e encantar seus convidados.

  • Rústica

Moramos em um país tropical e que faz bastante calor nessa época do ano. Servir a ceia em uma varanda ou jardim espaçoso fica lindo, confortável e você pode mesclar a sofisticação do Natal com o rústico da natureza.

Materiais como madeira, flores secas e juta são ótimas opções para decorar nesse estilo.

  • Sofisticada

Uma ceia sofisticada é montada com muito brilho, dourado e cristais, objetos que remetem à riqueza e a ambientes elegantes. Se você vai receber bastante convidados e tem um ambiente que comporta esse tipo de decoração, vale a pena!

  • Tradicional

O tradicional é sempre um clássico. Se você é daqueles que não gosta muito de ousar, opte pelo uso das cores verde, vermelho e dourado e use símbolos típicos do Natal, como estrelas, velas, pinhas, renas e trenós.

  • Criativa

Esse perfil de decoração requer ousadia e criatividade. Vale usar cores diferentes das tradicionais e elementos modernos. Existem milhares de opções! Você pode colocar o nome dos convidados nos lugares certos e até decorar a sua cadeira com um laço nas costas! 

Outra dica é deixar os talheres em meias de crochê, que você mesmo pode fazer ou pedir pra sua vó e unirem ainda mais os corações neste Natal.

Uma bela decoração não tem regras, use aquilo que você mais gosta, pense em todos os detalhes e de que maneira tornar a noite de todos os convidados ainda mais especial e aconchegante.

Como a Pocket Party pode ajudar com a mesa posta?

Não tem tempo para decorar a sua festa de Natal? Sem problema! Temos inúmeros artigos elegantes e diferenciados para compor a sua celebração natalina. Entre em nosso site para saber mais!

Feliz começo de novo ano!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.