Principais Comidas Típicas de Festa Junina
A melhor época do ano chegou! O período junino chega animado e nada melhor que fazer uma boa festa ou quermesse para comemorar o dia de São João. Se tem algo que não pode faltar são os maravilhosos quitutes dessa época. Para te ajudar a ter tudo que uma boa mesa de são João precisa, separamos as Principais Comidas Típicas de Festa Junina. Confira!
Curau de leite de coco com paçoca
O Curau é um prato tradicional muito popular no norte do país e que tem ganhado espaço nas festas pelo restante do Brasil. Confira a receita com um toque especial:
Ingredientes
- 6 xícaras (café) de milho verde fresco ou congelado
- 2 xícaras (chá) de leite
- 6 unidades de ovos batidos
- 1 xícara (chá) de leite de coco
- 1/3 xícara (chá) de açúcar
- Manteiga para untar
- Paçoca esmigalhada para finalizar
Modo de preparo
No liquidificador, bata o milho com o leite, passe por uma peneira sobre uma tigela. Junte os ovos, o leite de coco e o açúcar e misture bem com um fouet.
Distribua entre 12 forminhas ou ramequins untados com manteiga. Leve ao forno, em banho-maria, por 40 minutos ou até que o curau fique firme, mas cremoso.
Retire do forno, espere esfriar e desenforme. Para deixar ainda mais bonito finalize com paçoca.
Paçoca de colher

Se tem algo que não pode faltar é a famosa paçoca. Para surpreender os seus convidados, vale a pena apostar numa versão diferente dessa delícia: feita para comer de colher, confira a receita:
Ingredientes
- 500 gramas de amendoim sem pele tostado
- 1 lata de leite condensado
- 1 1/2 xícara (chá) de leite
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 lata de creme de leite sem soro
- Amendoim moído para decorar
Modo de preparo
Comece picando o amendoim grosseiramente. Em uma panela, coloque o leite condensado, o leite e a manteiga.
Deixe cozinhando em fogo brando (160 ºC), mexendo sem parar até começar a desgrudar do fundo da panela. Retire do fogo, misture o amendoim e o creme de leite.
Distribua em copinhos e decore com amendoim moído, você pode servir quente ou frio.
Pamonha
O famoso doce caipira de milho tem vários fãs e não pode faltar na sua festa. Confira a receita:
Ingredientes
- 24 espigas de milho verde com a palha
- 3 xícaras (chá) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
- 1 xícara (chá) de leite
Modo de preparo
Retire a palha das espigas, sem rasgá-la e reserve-a. Comece a ralar o milho em ralo grosso, aos poucos, bata no liquidificador até ficar bem triturado; Em seguida coloque numa tigela e junte o restante dos ingredientes e misture bem. Se necessário, ponha mais leite.
Dobre as laterais da palha para o centro, sobrepondo uma à outra, dobre a parte inferior para cima, encha com cerca de 1/2 xícara (chá) da mistura de milho. Envolva com outra palha de milho.
Dobre a parte superior para baixo e amarre com tiras da própria palha. Logo após esse processo ponha os pacotinhos numa panela grande com água fervente. Cozinhe até a pamonha endurecer.
Pé de moleque

O pé de moleque é um doce típico da culinária brasileira. Na receita original, ele era preparado com rapadura. No entanto, hoje em dia ele usa açúcar como base, confira a receita:
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 500g de amendoim torrado e descascado
- ½ kg de açúcar
- 3 colheres (sopa) de margarina
Modo de preparo
Junte o açúcar, o amendoim e a margarina numa panela. Em seguida, leve ao fogo e mexa sem parar. Quando formar uma calda, acrescente o leite condensado. Continue mexendo, até o doce se soltar do fundo da panela.
Coloque o pé de moleque em um tabuleiro untado com margarina. Espere esfriar um pouco para cortar.
Bolo de Aipim
A mandioca é um dos ingredientes típicos da festa junina, ela está presente em grande parte das receitas, e por conta disso ela não pode ficar de fora da sua festa. Confira a receita:
Ingredientes
- 1kg de aipim
- 3 ovos
- 1 xícara (chá) de leite
- 1 pacote de coco ralado
- 200ml de leite de coco
- 3 xícaras (chá) de açúcar
- 100g de manteiga
Modo de preparo
Inicie a receita descascando a mandioca. Em seguida, lave-a bem com água corrente e rale com um ralador grosso. No liquidificador, coloque o aipim, o leite, os ovos, o leite de coco e a manteiga. Bata bem os ingredientes por 1 minuto.
Junte o açúcar, o coco ralado e o sal. Bata mais um pouco. Transfira a massa para uma assadeira untada e leve ao forno médio pré-aquecido por 35 minutos.
Canjica

A canjica costuma fazer o maior sucesso nas barraquinhas de festa junina. Trata-se de um doce cremoso, que leva leite condensado e coco.
Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de canjica de milho
- 2 litros de água
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
- 1 litro de leite
- 100g de coco ralado
- Cravo-da-índia e canela em casca
Modo de preparo
Deixe os milhos de canjica de molho por 24 horas. Depois, coloque-os na panela de pressão, junto com água, cravo e canela. Deixe cozinhar por 45 minutos. Junte o leite, o açúcar, o leite condensado e o coco. Deixe cozinhar, até a canjica ficar bem cremosa. Por último, adicione o creme de leite.
Arroz doce
O arroz faz parte do nosso dia a dia, mas no período junino ele fica ainda mais gostoso. Nada melhor que comer um arroz doce bem quentinho para se aquecer nesse inverno, confira a receita:
Ingredientes
- 1 xícara de arroz
- 2 xícaras de leite
- 2 xícaras de água
- 1 lata de leite condensado
- 1 caixinha de creme de leite
Modo de preparo
Coloque o arroz e a água numa panela. Em seguida, leve ao fogo para cozinhar por meia hora. Junte o leite, o leite condensado e o creme de leite ao arroz cozido.
Misture todos os ingredientes e deixe no fogo baixo por mais 15 minutos. Distribua o doce nos potinhos e, se gostar, pode decorar com canela em pó.
Maçã do amor

É durante as festas juninas que as deliciosas maçãs do amor ressurgem, não deixe o doce fora da sua festa, confira a receita:
Ingredientes
- 8 maçãs
- 200ml de água
- 500g de açúcar cristal
- 1 colher (sopa) de vinagre
- 1 colher (café) de corante vermelho
- Palitos
Modo de preparo
Dissolva o corante na água. Acrescente o açúcar e o vinagre. Leve ao fogo e misture com uma colher, até atingir o ponto de bala dura (calda grossa). Espete as maçãs no palito e banhe-as na calda. Deixe secar numa forma untada.
Quentão
Para entrar no clima de festa junina, é importante lançar mão do quentão. Essa bebida típica mantém o corpo aquecido e aumenta a alegria dos convidados. Veja a receita:
Ingredientes
- 600 ml de pinga
- 500g de açúcar refinado
- 2 pedaços de canela em pau
- 600 ml de água
- Cascas de 1 laranja
- 8 cravos da índia
Modo de preparo
Derreta o açúcar na panela, até formar um caramelo. Junte a canela, o cravo e o gengibre. Acrescente as cascas de laranja e permaneça mexendo a mistura por 5 minutos. Após esse tempo, adicione a água e espere levantar fervura.
Meia hora depois de começar a ferver, coloque a pinga e mantenha no fogo por mais 10 minutos. Deixe o quentão descansar por 40 minutos. Antes de servir, passe a bebida na peneira.
São tantos pratos que poderíamos falar disso por dias, se você já sabe quais vai preparar para a sua festa ou ainda não decidiu conte para gente aqui nos comentários! Para mais dicas confira o nosso blog e boa festa!