Urban Jungle é a natureza na decoração: dicas para a sua casa
Ultimamente, estamos vivenciando mudanças no nosso estilo de vida. A era digital tem nos permitido uma conexão mais rápida com as pessoas, informações e dados. Mas o nosso contato com o mundo offline tem pedido a nossa atenção para os pequenos detalhes.
Hoje, viver com menos coisas tem se tornado uma tendência. Por conta disso, o minimalismo tem se feito cada vez mais presente e hoje não faz parte apenas da decoração e das peças do guarda-roupa, mas acabou se tornando um estilo de vida. Com o minimalismo, outra tendência que veio com tudo é o Urban Jungle, que utiliza peças provenientes da natureza dentro de casa, como uma forma de aumentar a aproximação com o mundo ao nosso redor.
Urban Jungle: o que é e como fazer?
Urban Jungle é o estilo de decoração que está crescendo no País. Ele resgata a brasilidade, trazendo fortes referências da fauna e flora brasileira, que é tão rica. Além disso, o minimalismo pode trazer grandes benefícios à saúde física e mental dos moradores, já que as plantas, aromas e cores trazem ao ar a sensação de tranquilidade, aconchego e calmaria.
O Urban Jungle supre a necessidade de ter um refúgio, e nasceu para desacelerar principalmente quem vive nas grandes cidades e acaba tendo uma rotina extremamente corrida.
As casas modernas que já estão aderindo a tendência possuem elementos naturais desde o hall de entrada, até a cozinha. Jardins verticais, objetos decorativos e muitas flores e espécies de plantas plantadas em vasos criativos que dão o tom no ambiente e trazem um novo conceito: casa é lar e o lugar mais importante para nosso bem estar.
Por isso, o Urban Jungle pode ser adotado através de pequenos passos, como a decoração da sala de estar, através de prateleiras com vasinhos de flores, cactos e suculentas, ou caixotes de madeira que podem ser utilizados para guardar e dispor livros ou objetos decorativos.
Entre as principais dúvidas sobre o tema, saber se é possível adotar o Urban Jungle para apartamento pequeno é a principal. Por isso, abaixo estão dicas de como você pode implantar o Urban Jungle na sua casa, independente do tamanho e deixar do jeitinho que você quer!
Dicas de Urban Jungle que você pode fazer na sua casa
1- Faça a escolha certa das espécies
As espécies de plantas e flores que você vai comprar, precisam combinar com o seu ambiente e serem próprias para ele. O espaço precisa receber uma boa iluminação e ventilação. Levando em conta que algumas espécies necessitam de mais sol do que outras.
É necessário avaliar também que plantas com grandes estruturas podem não ter um bom desenvolvimento em ambientes menores, por isso escolha bem e estude quais são as espécies que crescem mais e as que se mantêm na mesma estatura.
2- Dê preferência para espécies de sombra
Por serem mais versáteis, as plantas de sombras conseguem se adaptar a quase todos os ambientes, deixando-os mais bonitos e charmosos. Essa é uma dica essencial para manter a decoração Urban Jungle sempre bonita, já que na sombra as folhas não sofrem tanto pela ausência da luz solar.
Veja alguns exemplos de plantas de sombra para Urban Jungle:
- samambaia;
- cactos;
- suculentas;
- cróton;
- palmeira-leque;
- iuca (Yucca);
- árvore-da-felicidade;
- zamioculcas;
- espada de São Jorge;
- peperômia;
- ciclanto;
- camedórea-elegante;
- palmeira ráfia;
- maranta;
- costela-de-adão;
- jiboia;
- entre outras.
3 – Aposte na diferença de alturas, tamanhos e tons
O Urban Jungle pode chamar mais atenção quando há uma diferença na paleta do verde das suas plantas, no tamanho delas e no estilo dos vasos, criando uma composição única. Você pode escolher cores e materiais diferentes para incrementar a decoração.
Caso o orçamento do projeto seja mais apertado, uma dica é usar prateleira de madeira, ganchos ou até mesmo livros para brincar com os volumes e alturas.
4 – Invista em revestimentos naturais
Móveis de madeira, tapetes e pufes feitos com fibras naturais, estofados confeccionados com algodão cru e pisos feitos de madeira ou pedra (como tacos ou placas de ardósia) também ajudam a conferir um estilo rústico ao ambiente.
5 – Cores e papéis de parede
Ao levar a natureza para a decoração da casa é muito importante investir em certos tons de tinta e determinados tipos de estampas em papéis de parede, sempre com cuidado para não misturar muitas coisas e deixar o ambiente pesado.
6 – Essências botânicas para dentro de casa
Além de decorar os mais diferentes cômodos da casa ou do apartamento com plantas, lançar mão de essências e aromas botânicos é uma outra forma de entrar no clima.
7 – Plantas secas e prints botânicas nos quadros
Reaproveitar espécies, agora secas, pode ser uma prova de personalidade, além de uma atitude sustentável. Pense no conceito wabi sabi: a filosofia que tem origem no zen budismo ensina a ver a beleza nas coisas imperfeitas e incompletas. Você pode descobrir um universo muito acolhedor ao usar secas na decoração da sua casa, dando a sensação de amplitude e paz.
Para saber mais sobre decoração, acesse aqui.